segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Ògò o cetro de Esú

 


Como orixá, diz-se que veio ao mundo com um porrete, chamado, ogó, que teria a propriedade de transportá-lo, a centenas de quilômetros e de atrair, por um poder magnético, objetos situados a distâncias igualmente grandes.

Exú por ser resultado da interação de um par, é o portador mítico do sêmen e do útero ancestral e como princípio de vida individualizada ele sintetiza os dois, É por isso que frequentemente, e, é representado pela forma de um par, uma figura masculina e uma feminina, unidos por fileiras de búzios. 




Exú está profundamente ligado à atividade sexual. 



Representados por um falo (pênis), ou suas representações simbólicas como: os penteados de forma fálica, sua arma, o ogó - bastão em forma de pênis -, sua lança; já as cabacinhas representam seus testículos.



Seu cajado ou bengala, o ogó, possui formato fálico, feito de madeira e cabaças que fazem referência a anatomia do pênis e simboliza seu poder concentrador e semeador. ... Exu participa da criação do mundo e de si próprio, portanto, a forma fálica do ogó também simboliza o poder de criação capaz de perpetuar a vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exú não é diabo !

  Satanás tem vinte e dois nomes na Bíblia.  Os seus nomes são: 1. Lúcifer (Isaías 14,12). Este é o nome de Satanás antes da sua queda, que ...